CUTÍCULA: A camada externa do fio.

ESTRUTURA CAPILAR I / IIII

CUTÍCULA: A camada externa do fio.


Já não e mais segredo que nosso cabelo é formado basicamente por 3 componentes: CUTÍCULA, CÓRTEX e MEDULA. São estas as estruturas que formam o nosso cabelo, e são esses três nomes que ao decorrer de 03 módulos (e um extra sobre couro cabeludo) que eu, Léo Oliver, Técnico Master Hair Stylist, trago a vocês um aprofundamento sobre cada um desses componentes revelando um pouco desse fascinante mundo da tricologia capilar.

Nossa querida cutícula capilar é uma estrutura mais externa do fio de cabelo, composta por várias placas sobrepostas, como as telhas de um telhado ou as escamas de um peixe. A função delas é servir de “escudo”, protegendo o fio de agressões externas e ajudando a manter hidratação e outros nutrientes dentro fio. A cutícula é composta basicamente por camadas de queratina (uma proteína essencial para a haste capilar), e as ceramidas (um tipo de lipídio) que agem como uma “cola” que mantém essas camadas no lugar.

As placas da cutícula funcionam como pequenas “portas” de cada fio, e podem estar fechadas (bem unidas umas às outras, impedindo a entrada e saída de água e outras substâncias, além de bloquear o acesso ao córtex) ou abertas (levantadas e afastadas, permitindo a entrada e saída de substância, deixando o córtex mais exposto e desprotegido).

O mecanismo que controla a abertura ou o fechamento da cutícula reage principalmente a dois fatores: temperatura e pH (potencial de hidrogênio, que determina se uma substância é considerada ácida, neutra ou alcalina). Lembrando das aulas de química: a escala de pH vai de 1 a 14, onde o 7 é considerado neutro. Qualquer número menor que 7 indica pH ácido, e qualquer número maior que 7 indica pH alcalino.

A temperatura e o pH interagem com a cutícula da seguinte forma:

1. Temperaturas mais altas (quentes) e produtos com pH alcalino (elevado) fazem com que as placas da cutícula se abram. Normalmente essa junção é utilizada para limpeza profunda (anti-resíduos) e como preparo para o cabelo que irá receber os componentes químicos de produtos capilares (se a cutícula estiver fechada, eles podem ser bloquados do lado de fora dos fios, sem conseguir penetrar). Nesse estado o cabelo fica áspero e opaco (reflete mal a luz).

2. Temperaturas mais baixas (frias) e produtos com pH ácido (baixo) fazem as placas da cutícula se fecharem, “trancando” a água e as demais elementos dentro do fio e bloqueando o acesso ao córtex. Nesse estado os fios ficam sedosos e brilhantes (refletem bem a luz).



ATENÇÃO!

Nada de sair correndo pra “cozinhar” o cabelo ou usar produtos muito ácidos ou alcalinos por conta própria, ok? Quando o assunto é temperatura e pH, a diferença entre os níveis que controlam e os níveis que estragam os fios é MUITO pequena. Obedeçam as instruções de uso de qualquer produto, além de deixar os procedimentos que envolvem química mais pesada e níveis de pH muito extremos para os profissionais realizarem, pois apenas eles possuem o conhecimento necessário para avaliar se o seu cabelo está saudável o suficiente para receber um produto muito forte. Apenas profissionais altamente capacitados sabem neutralizar corretamente toda a alteração de pH que for realizada durante procedimentos envolvendo química.

Quer aprender analisar cutículas? Siga esse Quiz e aprenda!

A cutículas são invisíveis a olho nu, devido a isso é importante aprender a identificar quando elas estão abertas ou fechadas. Faça o teste e descubra como contornar o problema!

1- Quando você faz hidratação com máscaras de tratamento quanto tempo o efeito dura nos seus cabelos?
A: Uma semana
B: Menos de 1 semana

2- Seu cabelo tem frizz constantemente?
A: Não, nem sempre.
B: Sim, é um problema constante.

3- Seu cabelo tem pontas duplas?
A: Não
B: Sim

4- Passe o dedo polegar e o indicador em formato de pinça pelos seus fios. Você encontrou pequenos nós ou uma textura de ‘’areia’’ em algumas partes?
A: Não
B: Sim

5- Separe apenas um fio de cabelo e puxe-o levemente. Você sentiu que ele ‘’ vai e volta’’ como se fosse um chiclete, ou sentiu o fio bem firme?
A: Bem firme.
B: Meu fio foi e voltou, quase se rompendo.

RESULTADOS:

Maioria A: Cutículas fechadas! Isso é sinal de que é um cabelo saudável e não precisa apostar em tratamentos de reconstrução com frequência. A dica para manter as madeixas assim é fazer hidratações semanais ou a cada 15 dias com máscaras e ampolas específicas para o tipo de cabelo, além de aplicar um óleo ou sérum capilar para manter as fibras bem protegidas e brilhantes.

Maioria B: Cutículas abertas! Isso é sinal de que o cabelo está danificado, ou até mesmo poroso. É sinal de que ele não está segurando a água necessária, ou seja, está desidratado. Para corrigir esse problema é necessário um tratamento que devolva o brilho, o movimento e a força natural dos fios. As cutículas podem ficar abertas devido a químicas fortes e alcalinas ou até mesmo a falta de cuidado no dia a dia, o que faz com que o vento e o sol danifiquem essa fibra.

DICA!

Separei os produtos Minasflor Professional perfeitos para manter as cutículas seladas e totalmente protegidas.

Aposte nas linhas
(Profissionais ou Home Care):

Massa Capilar
• M
ystique
7 em 1 BB Cream Hair
• K
eradvance + Ampola Detox Bambu (cauterização)
Queratina + Creatina
• O
urotox Black Gold
Ojon+7
• C
oconut Mix Oils

 

 

 

 

 

 

 

Dica do Léo Oliver,
Técnico Master Hair Stylist Minasflor Professional

Deixe uma resposta