Cuidados com os cabelos na gravidez

cuidados-com-cabelo-na-gravidez

Para quem está preocupada, achando que passará os nove meses cabelo preso para esconder os brancos e frizz excessivo, o Técnico da Minasflor Professional, Wendey Belizario afirma que é possível deixar os cabelos lindos e brilhantes durante a gestação.

gravida-2A estrutura do cabelo muda bastante durante a gravidez e também no período do pós-parto, podendo trazer resultados indesejados ou desfavoráveis. A raiz cresce, os fios ficam ressecados e cuidar dos cabelos parece uma missão impossível, já que as químicas ficam fora de cogitação quando o assunto é gravidez.

Efeitos imprevisíveis podem ocorrer nos cabelos neste período. Os oleosos podem ficar secos e quebradiços, e os secos podem ganhar oleosidade. Isso ocorre por conta da ação do hormônio progesterona que estimula as glândulas sebáceas, fazendo com que haja um aumento de oleosidade na raiz. Já os cabelos lisos podem se tornar mais ondulados e os crespos ficarem menos cacheados. Ocorrem também alterações no volume, no crescimento e até na queda dos fios.

Não se apavore!

Em geral, após o terceiro mês, e no máximo até o término da gravidez, suas madeixas devem voltar ao que eram antes. Fique atenta para a queda de cabelos, que costuma acontecer logo após o parto e persiste por cerca de três meses. Apesar desta queda ser natural, é aconselhável ingerir mais proteínas e vitaminas para amenizar a perda excessiva dos fios.

Para os cabelos que ficaram ressecados, invista em hidratações. Não há nenhuma restrição quanto a isso. E os que ficaram oleosos podem ser lavados diariamente, com shampoos específicos para combater a oleosidade. Escove os cabelos com menos frequência para não os deixar ainda mais pesados e oleosos.

Evitar tratamentos que usem produtos químicos, progressivas, colorações, descolorações, alisamento e relaxamentos. As tradicionais tinturas, à base de amônia, são realmente contraindicadas. Mas também não é preciso passar a gravidez inteira com a raiz escura ou cheia de fios brancos e a auto-estima lá embaixo. Você pode usar tinturas sem amônia, mascaras pigmentadoras sem amônia e shampoos tonalizantes, pode fazer luzes na touca, já que assim o produto não tem contato com couro cabeludo.

O mais indicado, dizem os médicos, é começar a pintar os cabelos só após o terceiro mês da gravidez, época da formação do feto. Depois do terceiro mês, também é permitida a realização de reflexos, da metade dos fios para as pontas, só uma ou duas vezes durante a gestação. Consulte sempre seu médico antes de realizar qualquer processo químico.

Agora atenção: permanentes e alisamentos devem esperar, porque contêm amônia ou outros ativos alisantes.

A maquiagem está liberada.

Pregnant woman laughing

Nada melhor que levantar a auto-estima com uma bela máscara para cílios e gloss. Além do básico, o ideal é investir no cuidado com a pele, limpando e hidratando. O uso de filtro solar é fundamental, mesmo em dias nublados. Atualmente, já existem boas bases com proteção solar 15. Se possível, opte por produtos antialérgicos.

Deve-se evitar tratamentos mais agressivos na pele, com química forte que pode causar alergia. Sua pele também estará sensível e poderá manchar com mais facilidade, portanto evite peelings, lasers e técnicas mais invasivas, como o botox. Sempre que ficar em dúvida sobre qualquer procedimento, procure seu médico ele saberá orienta-la o que será melhor neste período. Cuidado com as misturas caseiras.

O ideal para gestantes é usar um cabelo que dê praticidade e, ao mesmo tempo, não incomode. Durante a gestação, os hábitos mudam e os cortes mais curtos, na altura dos ombros, são uma boa opção. Eles dão menos trabalho do que os compridos e ainda permitem variações no visual e você pode prender em momentos de calor ou durante a amamentação.

É essencial cortar os fios a cada três meses durante a gestação e fazer hidratações semanais. Tomar muita água também fortalece os fios, já que neste período sofre perdas de proteínas e sais minerais.

Mesmo depois que o bebê nasceu, é preciso ficar atento aos produtos que você passa nos cabelos. É necessário tomar cuidados também durante a amamentação, porque podem ocorrer alergias de pele mais facilmente e isso ocasiona alguns problemas para a mãe, além de trazer consequências à saúde do bebê. O controle no uso das químicas continua sendo necessário.

Optar pelas hidratações comuns e uso da escova e secador para pentear é mais seguro.

Gostou das dicas? Então não deixe de compartilhar nas suas redes sociais! Acompanhe o site da Minasflor Professional para mais dicas sobre cabelos e curta nossa fan page no Facebook clicando AQUI!

Deixe uma resposta