CÓRTEX, o corpo e o coração do fio

Em meu post anterior aqui no blog, trouxe a vocês um estudo sobre a CUTÍCULA  a camada externa do fio de cabelo e já deu para perceber o quanto é maravilhoso a estrutura do nosso fio de cabelo. Essa semana eu, Leo Oliver técnico Hair Stylist da Minasflor Professional, trago um assunto espetacular, sobre o CÓRTEX CAPILAR!


O córtex é o corpo e o coração da fibra, sua parte mais volumosa. Constituído por um feixe de proteínas fibrosas dispostas de forma compacta ao redor da medula. Ele confere numerosas propriedades físicas à fibra, Além disso, o córtex contribui para as propriedades mecânicas do cabelo, como a solidez, elasticidade e permeabilidade.
Ao abrirmos a haste capilar de forma microscópica partindo o fio de cabelo ao meio encontraremos uma série de componentes, sendo o mais importante o CIMENTO INTRACELULAR. Esse componente consiste em uma massa gelatinosa, também conhecida como Complexo de Membrana Celular ou CMC, que garante a coesão das escamas e do córtex, contribuindo para a sua solidez (característica de uma fibra natural e sadia). Seu papel e sua integridade são essenciais à boa saúde capilar, pois seus componentes são vulneráveis aos ataques exteriores suscetíveis à sua degradação, como os raios UV, a umidade e os tratamentos químicos.
Esse CIMENTO/ CMC é responsável por carregar todos os aminoácidos e proteínas que formam o corpo do fio, e é dentro dele que encontramos também PIGMENTOS responsáveis pela cor natural ou cosmética dos fios, moléculas naturais e artificiais.
E é neste ponto que devemos nos atentar, pois é neste cimento intracelular que nós, profissionais da beleza exercemos a nossa função de cuidar, tratar, transformar, cortar, colorir ou descolorir. É neste pequeno grande lugar que damos ou retiramos a vida dos cabelos.

Agora, você se lembra o quão importante é o cuidado com as CUTÍCULAS CAPILARES? São elas as peças fundamentais para manter a saúde e integridade dos cabelos. Um exemplo bem amplo da ação química no córtex é a DESCOLORAÇÃO, vem comigo que irei lhe mostrar. A descoloração age diretamente no CMC, destruindo a melanina existente no córtex. Essa química, por não ser seletiva, age de forma agressiva dilatando as cutículas externas e se aprofundando sobre o córtex quebrando as pontes de queratina. Por ser altamente alcalino, ao ser manuseado de forma incorreta pode acarretar sérios e graves fatores que comprometem a saúde e integridade dos fios. Portanto, quando o assunto se trata de saúde capilar, você cliente final consulte seu profissional cabeleireiro e você, profissional cabeleireiro, é indispensável que tenha o conhecimento da tricologia, o estudo dos cabelos.

Pensando em seus clientes, a Minasflor Professional busca profissionais capacitados para levar a você, profissional da beleza o melhor conhecimento. Sendo assim, quando surgir aquela dúvida, consulte o nosso site e nossas redes sociais. E é claro que eu, LEO OLIVER, convido vocês profissionais da beleza a participar de nossos eventos espalhados pelo Brasil, onde vocês além de se capacitarem profissionalmente, vão adquirir um conhecimento amplo e eficaz para o seu dia a dia. Consulte seu cabeleireiro regularmente e lembre-se, seu cabelo merece o melhor tratamento com os produtos Minasflor Professional.

INDICAÇÃO!

Para recuperação total do córtex capilar e ainda obter os benefícios de cristalização e manutenção da cor e brilho, indico a vocês a linha Mystique Monoï da Minasflor Professional!

 

 

 

 

 

 

 

 

Dica do Léo Oliver,
Técnico Master Hair Stylist Minasflor Professional

Deixe uma resposta