8 Dicas Para Economizar Água no Salão de Beleza

Muitas pessoas não dão muita importância para o consumo consciente de água, porque acham que ela é um recurso inesgotável, podendo ser utilizada à vontade. Essa impressão se dá porque vemos água por todos os lados, seja na chuva, nos rios, lagos, mares, represas, piscinas etc.

Realmente, a maior parte da superfície do nosso planeta, cerca de 70%, é ocupada por água.  Porém, desses 70%, apenas 2,5% é constituído por água doce (esse é o tipo que é tratado e destinado ao nosso consumo), o restante é água salgada.

Se pensarmos em 2,5% de 70%, esse número parece bem baixo, mas esse total seria o suficiente para abastecer toda a população mundial, se não fosse a poluição das águas, a sua distribuição inadequada e, principalmente, o desperdício.

 

Ajude o meio ambiente, siga estas dicas e reduza o consumo de água nos salões de beleza:

  1. Coloque frases de ação no toalete, conscientizando a economia da água.
  2. Ao lavar as mãos, feche a torneira ao ensaboar e só abra quando for enxaguá-las.
  3. Verifique sua descarga, se a válvula estiver desregulada ou a bacia for antiga, ela pode consumir até 30 litros de água por vez. Com a válvula regulada ou bacia acoplada, o consumo é de 10 litros.
  4. Cuidado com vazamentos não aparentes, pois os mesmos podem ser causadores do aumento da conta de água e do desperdício. Caixas d’água, descargas e torneiras pingando, são sinais de desperdício e prejuízo financeiro. Manchas e umidade nas paredes pode ser sinal de vazamento.
  5. Ao lavar os cabelos dos clientes, primeiramente umedeça os fios, feche a torneira passe o shampoo, esfregue-os bem e o couro cabeludo, só aí abra a torneira novamente para enxaguá-los. O mesmo para condicionador ou máscaras de tratamento.
  6. Use borrifador para umedecer os cabelos, antes de cortá-los.
  7. Reutilize a água que foi utilizada na lavagem das toalhas para a limpeza do salão.
  8.  Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada do salão. A mangueira ligada por 15 minutos gasta cerca de 280 litros de água.

E lembre-se, a água é um recurso de todos!

Deixe uma resposta