5 dicas para cuidar dos cabelos e se exercitar

Sabemos que a prática regular de exercícios físicos são de extrema importância para se manter ativo e saudável. Porém a prática em si pode se tornar um fator negativo para os cabelos. Elásticos, prendedores, suor e cloro podem prejudicar a saúde dos fios e é preciso lembrar de cuidar deles. A falta de tratamento pós-exercícios pode trazer efeitos indesejáveis aos cabelos, como frizz excessivo, ressecamento, desidratação e quebra.

Então confira as 5 dicas que o técnico da Minasflor Wendey Belizário deu para você se exercitar sem prejudicar os fios:

1- Cabelos soltos não combinam com a academia, podem atrapalhar o exercício e até prender em algum aparelho. Prenda os fios em coques, tranças ou rabo de cavalo folgado, porque a pressão pode causar queda. Prender o cabelo com elásticos e tiaras leva a um processo muitas vezes irreversível de queda e quebra, com a tração, pois provoca o arrancamento dos fios

2- Não prenda o cabelo molhado, é prejudicial para os fios, pois eles estão mais frágeis e fáceis de quebrar. Quem tem extensões no cabelo precisa ter alguns cuidados a mais e evitar que o suor entre em contato com as mechas, mantendo-as mais secas possíveis.

3- Nos dias de corrida ao ar livre é sempre bom utilizar produtos com proteção solar no cabelo. Também é preciso evitar passar as mãos na testa suada no sentido dos fios, sendo ideal secar o rosto com uma toalha. O suor pode ser outro grande vilão das madeixas, porque o sal produzido, associado à oleosidade natural do couro cabeludo, prejudica o aspecto sedoso e brilhante dos cabelos e deixa os fios opacos, sem brilho e quebradiços.

4- É importante cuidar dos cabelos depois de qualquer exercício porque o suor e o cloro são absorvidos pela fibra capilar. Lave o cabelo depois de qualquer atividade e hidrate com frequência para repor os nutrientes perdidos pelo suor e o cloro.

5- Na pratica de esporte ao ar livre, o ideal é usar bonés, viseiras ou chapéus para proteger os fios dos raios solares. Os acessórios precisam ser feitos de material leve, porque o excesso de suor, estimulado pelo abafamento da região, pode causar dermatite seborreica, que gera coceira e descamação do couro cabeludo. Nas atividades em piscinas, o problema maior é o cloro que, assim como o suor, além de ressecar, desbota os fios. Antes da atividade física, pode-se aplicar silicone, que forma uma película protetora, diminuindo a ação da substância e umedecer os cabelos com água doce antes e depois de nadar, para diminuir efeitos posteriores.

1 Comment

  1. Os produtos desta marca são muito bons. Vale a pena comprar…

Deixe uma resposta